Arte e Criação = Mauricio Maruo

* Esta Matéria foi publicada na revista Design Grafico *  

Interação Inteligente e Dinâmica com 3ds max e Adobe Photoshop

Como todos já sabem, o software preferido de 10 entre 10 designers gráficos é sem dúvida nenhuma o nosso amigo de todas as horas Adobe PhotoShop, e agora, nesta nova versão ele traz uma das melhores inovações que a Adobe poderia ter pensado. Acreditem, agora o PhotoShop consegue ler arquivos nos formatos 3DS; OBJ; U3D e KMZ. 
Isso significa que, nosso amigo que já era bom ficou ainda melhor, pois com essa nova interatividade com softwares 3D conseguimos aumentar muito nossa produtividade.

Mostrarei nesta primeira parte, um tutorial que demonstra toda essa nova interatividade que podemos usar no PhotoShop. Para isso usarei o software do 3ds max.
Iniciarei desenvolvendo um objeto no 3ds max.

Para isso usaremos a figura de um objeto (I-Pod), para que possamos reproduzi-lo da mesma forma. Não vamos nos preocupar tanto em detalhes agora, pois isso será corrigido no PhotoShop.
(figura1.jpg)

  

  • No Max, vamos até a tela Top e criaremos um objeto chamado Rectangle, que é um objeto 2D.
    Crie com o tamanho de Length=30 ; Width=120 e Corner Radius=15. Dê o nome de I-Pod.
    (figura2.jpg)

  

  • Vamos agora aplicar um modificador chamado Extrude.
    Configure da seguinte forma, amount=220 e segment=1.
    Isso dá volume ao nosso objeto.
  • Agora criaremos outro objeto 2D chamado Donuts, na tela Front, com o tamanho de Radius 1= 45 e Radius 2=15. Dê o nome de tecla.
  • Aplique o mesmo modificador Extrude, só que agora com o valor de Amount=2.
    (figura3.jpg)

  

  • Já que estamos ainda na tela Front, vamos criar mais outro Retangle com o tamanho de Length=70 ; Width= 90 e Corner Radiius=5. Dê o nome de visor.
  • Aplique um Extrude com o valor de amount=10.
  • Duplique este objeto para o lado movendo no eixo X segurando a tecla Shift.
  • No quadro de Clone, escolha a opção Copy e dê o nome de vidro.
    (figura4.jpg)

  

  • Agora vamos voltar par o objeto visor e aplicaremos um Compound Objects, chamado Booleam.
    Para chegar até o booleam, vá a Create>Geometry>Compound Objects.
    (figura5.jpg)

  

  • Aplique o booleam, para subtrair o objeto do visor com o i-pod.
    Certifique-se que o objeto visor esta selecionada e configure o Booleam em, Operation = Subtraction (B-A), clique no ícone de Pick Operand B e depois clique no objeto I-Pod.
  • Pronto o objeto já foi subtraído, se esta operação mudar o nome do objeto, volte com o nome de I-Pod.
    (figura6.jpg)

  

  • Agora é só configurar o objeto vidro com um Extrude de valor baixo, amount=1. Posicione na área subtraída.
  • No menu File escolha Export, e exporte este arquivo na extensão *.3ds.
  • Pronto a parte do Max acaba por aqui, vamos agora ao PhotoShop.
  • No PhotoShop, vamos criar uma montagem usando uma imagem original de um I-Pod e outra que geramos no Max.
  • Primeiro vamos escolher uma imagem de Plano de Fundo.
  • Depois vamos jogar a imagem do I-Pod original neste plano de fundo.
    Ajuste sua cor e luminosidade, para parecer mais real a cena e crie também uma sombra para que o I-Pod tenha sustentabilidade na cena.
    (figura7.jpg)

  

  • Após a montagem das imagens, vamos ao menu Layer e escolheremos o comando 3D Layers >  New Layer from 3D File.
  • Vamos escolher o arquivo 3ds que havíamos exportado no Max.
  • Notaremos que o comando abrirá um layer novo com uma espécie de ícone que permanece na base do layer, este ícone faz com que o Photoshop tenha controle, sobre os movimentos do objeto 3D.
  • Clique duas vezes sobre o ícone, e veremos comandos novos na barra de opções, estes comandos controlam a rotação e o tamanho do objeto 3D que esta na cena.
  • Rotacione e mude seu tamanho, para que o objeto possa ficar no mesmo ângulo que a imagem do I-Pod.
    (figura8.jpg)

  

  • Se tiver que usar o comando Free Transforme, o PhotoShop transforma automaticamente o layer de 3D em um Layer de Smat Objects.
  • Após algumas tentativas pra que o objeto fique posicionado exatamente igual à imagem. Vamos editar este objeto 3D para que nossa montagem fique com um ar mais tecnológico.
  • Na configuração do Objeto 3D clique no ícone de Lighting and Apparence Settings, e escolheremos em Render Mode à opção de Wireframe, mude a cor das linhas se quiser.
    (figura9.jpg)

  

  • Agora Vamos aplicar um comando de mascara que esta localizada na caixa Layer chamado Add Layer Mask e aplicaremos um degrade preto e branco para fazer a fusão de imagem.
  • Faremos a mesma coisa com o Layer do I-Pod, só que a fusão é o contrário. Para que a montagem pareça que o I-Pod esteja se materializando de um formato 3D para um formato de Imagem.
  • A Imagem final ficará assim.
    (imagem10.jpg)

 

Bom este é a primeira parte do tutorial envolvendo o PhotoShop e Arquivos em 3D. No próximo tutorial veremos o sentido contrário da montagem, pois ao invés de mandarmos arquivos de 3D para o PhotoShop, veremos como o 3ds max se comporta com arquivos em PSD.

Então galera, espero que tenham gostado deste pequeno tutorial envolvendo 3ds max e o Photoshop, nos vemos na próxima.

Mauricio Maruo é Design Digital e Instrutor de Design da Impacta Tecnologia.

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