Arte e Criação = Mauricio Maruo

Basilica di San Pietro

A Basílica de São Pedro, na qual são celebradas as mais importantes cerimônias da Igreja Católica, se localiza sobre o terreno onde foi erguida pelo imperador Constantino, entre os anos 324 e 349, uma pequena basílica com o objetivo de honrar o túmulo do primeiro Papa, o apóstolo Pedro.

Após Sangallo, quem assumiu a construção da cúpula foi Michelangelo, o qual é responsável pela grande maioria dos detalhes e esquemas estruturais existentes na cúpula até os dias de hoje.

Michelangelo trouxe novamente a cúpula na forma hemisférica, porém projetada com duas camadas estruturais (como Brunelleschi) as quais tornavam a estrutura mais sólida. Além disso os pilares, já modificados por Sangallo, sofreram novos reforços.

Uma comissão, formada por Rafael, Fra Giocondo e Giuliano da Sangallo, reprojetou a basílica como uma cruz latina com três naves, sendo que no cruzeiro existiria uma cúpula que, localizada sobre o altar, se alinharia com a sepultura do apóstolo São Pedro.

Existem 202 degraus, para se chegar até a cúpula da basílica.

O interior da basílica foi preenchido com muitas obras-primas do Renascimento e do Barroco. Entre elas, a mais famosa, a escultura denominada “Pietá”, de Michelangelo. O interior da cúpula foi decorado com composições de mosaicos formando uma figura que ilustra os círculos angelicais do céu, com Deus Pai em seu cume.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: